15g de funghi seco
180g de arroz arbório
100 ml de vinho branco
1/2 cebola ralada
2 col sopa de manteiga
700 ml de caldo de galinha
4 colheres (sopa) de parmesão ralado
2 col sopa de Azeite de oliva
Obs: O funghi seco não é uma espécie de cogumelo, e sim o nome que damos para qualquer tipo de cogumelo seco (desidratado). O mais famoso é o funghi seco do cogumelo porcini e do shitake.
Eu utilizei funghi preto seco, adquirido na Liberdade, em pacotes de 75grs. Um pacotinho destes estava custando em set/2014 algo em torno de R$ 15,00. Como podem ver nas fotos é um cogumelo que depois de hidratado fica muito parecido com uma alga, originário do Japão. Seu sabor no risoto é muito suave e não transmite a coloração escura para o arroz.
Antes de hidratar |
MODO DE PREPARO
Em uma tigela com água fervente, coloque o funghi por 15 a 20 minutos. Com uma peneira, coe a água e reserve para utilizar no cozimento. Corte o funghi em pedaços pequenos.
Doure a cebola no azeite de oliva.
Depois de hidratatr |
Doure a cebola no azeite de oliva.
Junte o arroz e refogue por alguns instantes. Adicione o vinho e deixe evaporar em fogo alto. Coloque uma concha de caldo e acrescente o funghi previamente amolecido e cortado.
Vá juntando o caldo conforme for secando na panela. Cozinhe até o arroz estar ao dente (ou no ponto que você preferir) e misture a manteiga e o parmesão ralado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado