terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cogumelos - Congelamento

Os cogumelos frescos duram em média de 7 a 10 dias na geladeira. Se você quiser aumentar este tempo de conservação, você pode utilizar o congelamento. O Shiitake e Shimeji podem ser congelados normalmente, desde que observadas algumas regras.
A limpeza dos cogumelos deve ser feita lavando-se rapidamente, pois ele absorvem muita água. Nunca os deixe de molho na água, pois eles irão absorver toda a água que puderem e ficarão com sua utilização comprometida. O ideal é limpa-los com uma escovinha ou pano úmido.




O Shiitake deve ser limpo, cortado em fatias ou cubos. Nunca deve ser congelado inteiro, pois quando do descongelamento irá absorver mais água perdendo suas caracterisiticas. 



Coloque-os em um recipiente totalmente lacrado e congele. Você pode usar sacos plásticos, tirando o ar com um canudinho.




Para descongelar deve ser colocado direto na panela onde for ser utilizado, com um pouquinho de manteiga ou azeite, apenas para que não grude.
Os shimejis seguem a mesma regra, devendo ser totalmente desfiados antes de congelar.





O Cogumelo Paris (Champignon) não se presta ao congelamento, pois fica emborrachado e perde seu sabor.
Os pratos prontos que utilizam cogumelos podem ser congelados, pois eles não perdem o sabor.





45 comentários:

  1. opa!! por qnt tempo pode ficar congelado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amigo, eu já os utilizei depois de 6 meses de congelamento. Não conheço referencia a um prazo máximo no qual estraguem. O importante é que seja retirado o ar da embalagem.

      Excluir
  2. é bom dar uma fervora antes do congelamento do shimeji?

    ResponderExcluir
  3. é bom dar uma fervora antes do congelamento do shimeji?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson, boa tarde. Não deve ser fervido. Tanto o shimeji como o shitake devem ser congelados in natura, apenas cortados e separados. Abraço

      Excluir
    2. Obrigado Sérgio.Adoro shimeji, sempre quiz ter reserva em casa ,agora e só seguir e suas dicas e degustar tranquilamente.

      Excluir
    3. Nadia, obrigado pela visita. Abraço

      Excluir
  4. Pratos prontos como suflê com creme de leite de shitake podem ser congelados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora, mas respondi tua pergunta pelo celular, e verifiquei agora que ela se perdeu.
      Existe muita discussão ao fato de congelar ou não pratos com creme de leite. Vou te dar a minha opinião que com certeza pode ser diferente de muitas outras: Eu não congelo pratos com creme de leite, pois para mim a consistência do prato muda depois de congelado.
      Um abraço

      Excluir
  5. O shimeji em pratos congelados fica com a textura desagradável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, Bom Dia. Ele não fica com textura desagradável. É claro que como qualquer alimento congelado, o fresco sempre será superior. Eu utilizo o shimeji congelado em risotos e na manteiga. Eu diria até que o shimeji é o que melhor aceita o congelamento. Abraço

      Excluir
  6. Boa tarde Cora. Se não tiveres opção de usa-lo fresco, esta pode ser uma alternativa. Eu particularmente quando não disponho de cogumelo Paris fresco, utilizo em conserva. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, Sérgio. Muito uteis! Obrigada por nos esclarecer e compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
  8. boas dicas, consegui um vendedor de shimeji que cobra mais barato quando for acima de 1 kilo, quero aproveitar a oportunidade e baratear o custo, adoro pizza de shimeji e molhos do mesmo, obrigado

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Eu gosto de fazer conservas. Se realizar uma conserva de cogumelos e deixa-lo conservando no azeite por quanto tempo ele dura fora da geladeira e depois de abri quanto dura refrigerado. Sempre coloco em vidros devidamente esterilizados e com tampa nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia João. Vou te falar do que já fiz, apesar de existirem muitas versões pela internet, e até que ponto todas são verdadeiras, é dificil de dizer, pois tenho minhas duvidas se a grande maioria fez a receita.
      Se fizeres a conserva e lacrar, pode durar de 2 a 3 meses na despensa em lugar sem luz.(talvez dure até mais, deves ter cuidado verificando se a tampa não estufou).
      Se não lacrares, e mantiveres na geladeira sempre cobertos pelo azeite, dizem que dura um mes, eu já mantive por muito mais tempo.
      Os vidros mesmo que não lacres, devem ser sempre esterilizados e as tampas novas como falastes.
      Me retorne a tua experiencia quando fizeres.
      Abraço

      Excluir
  10. Boa tarde Sérgio
    Tenho um risoto de shimeji e cream cheese congelado, mas estou meio receosa de come lo.... Sei q o gosto não será o mesmo, mas será q tem algum problema maior ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Só poderá ter problema se estiver congelado a muito meses. Fora isto, o que deverá mudar é a textura e o sabor, pois risoto, o ideal é comer feito na hora. Mas uma estrategia que podes utilizar é utilizar um pouco de caldo de legumes junto ao descongelar. Mas com certeza a textura não será a mesma.
      Outra boa alternativa é fazer Arancini, que é bolinho de risoto. Eu ainda não publiquei aqui no blog, pois nunca me sobra risoto... mas se procurares na internet vai achar com facilidade.

      Excluir
    2. Obrigada Sérgio
      Como era shimeji e cream cheese, coloquei um pouco de caldo sim é uma colherada a mais do cream.... Ficou perfeito ( estava congelado a 4 meses😱kkkk )

      Excluir
  11. Sérgio, bom dia!
    Muito legal as dicas!
    Minha dúvida é com referência ou hiratake salmão, da certo congelar assim tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana. A minha experiencia em congelar o Salmão não funcionou. Ele é um cogumelo bastante mais sensível. Por mais que tenha tirado o ar, ele absorveu água.

      Excluir
  12. senhor Sergio, grato pela dica, ira facilitar mto meu trabalho !!

    ResponderExcluir
  13. Sergio, primeiramente, ótimo artigo! Vc saberia me informar se o portobello admite congelamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Bom Dia. O Portobello pode sim ser congelado. Limpe-os bem com papel toalha ou pano seco. Se for congelar inteiros, retire o caule e congele separado (pode ser usado para recheios). Devem ser congelados individualmente, sempre tirando todo o ar da embalagem. Depois de congelados podem ser colocados juntos, novamente tirando o ar da embalagem. Se quiser congelar fatiado, o processo é o mesmo do shitake. Abraço

      Excluir
  14. Boa tarde Sergio.
    Parabéns pelo artigo! Arrumei um fornecedor de Shimeji congelado. O mesmo, me orientou descogela-lo e ferver por 30 min e depois poderia ser congelado de novo, o mesmo finalizado para o consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esta técnica. Te diria que nenhuma tecnica de congelamento aceita o processo de congelar novamente. No caso de cogumelos, o fato de ferver, possivelmente fará que absorva também muita água. Eu particularmente não arriscaria. Se fores experimentar gostaria até que desses um retorno de como ficou.

      Excluir
  15. BOA TARDE ! COMPREI 2 KG DE CHAMPIGNON EM CONSERVA POR CONTA DO PREÇO..AGORA NÃO SEI SE FIZ BOM NEGÓCIO , POIS O BARATO PODE ME SAIR CARO , POIS PENSEI NO CONGELAMENTO DO MESMO EM PORÇÕES..E AGORA ?? POSSO OU NÃO CONGELÁ- LOS ???

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Maura. Boa tarde. Os champignons em natura não podem ser congelados. Como comprastes em conserva, ela dura muito tempo no refrigerador. Eu mesmo compro baldes de 2 kg de champignon em conserva, e depois de aberto coloco no refrigerador e dura meses. Ele deve ser mantido no liquido original. COngelar nunca.

      Excluir
  17. Muito obrigada pelas dicas.... Comprei 1kg de shimeji branco e gostaria de mantê Los por mais tempo. Estava com medo de perder Los na geladeira...

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada Sérgio! Amo muito cogumelos e não sabia mais como fazer para guarda-los, cheguei até a deixar alguns estragar infelizmente, mas depois de ler tuas dicas me sinto bastante grata!Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  19. MUITO OBRIGADA PELA DICA!

    ResponderExcluir
  20. Em recheio de tortas ou salgados, pré assados e congelados em
    Seguida. Altera o sabor, textura ou excesso de líquidos dos cogumelos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, os cogumelos quando congelados em pratos prontos tendem a manter o seu sabor. O cogumelo Paris é talvez o que possa mudar um pouco a textura. É claro que como tudo, se não houver a necessidade do congelamento melhor.

      Excluir
  21. Olá,gostaria de tirar uma dúvida
    Eu fiz o shitake com frango desfiado e congelei por 3 dias,eu posso descongelar para fazer panquecas e congelar essas panquecas ?
    No aguardo,
    Desde já, agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Nada impede, mas eu não congelaria o prato que foi feito com o shitake já congelado.

      Excluir
  22. Estou preparando pratos veganos para marmitas. Vou cozinhar, montar a marmita e congelar. opções com shitake shimeji e paris, sempre misturados com arroz e legumes. Pode? Dura uns 3 meses sem ficar estranho? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Pink. Com certeza não deve ter problemas em até 3 meses. Você não pode é descongelar e depois congelar novamente. Existem algumas biografias que falam em cogumelos cozidos e congelados em até 9 meses, mas eu particularmente acho muito tempo.

      Excluir
  23. Super obrigada pela atenção e em compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado