quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Crumble de Maça

Os crumbles surgiram na Inglaterra durante o período da Segunda Guerra Mundial, pois devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Os Crumbles usavam uma simples mistura de farinha, margarina  e açúcar para cobrir a torta.

INGREDIENTES
8 Maças Fuji ou Gala (você pode substituir por peras)
3 colheres sopa de suco de limão
1 1/2 colher sopa de manteiga
2 1/2 colheres sopa açúcar
1 colher sopa açúcar mascavo

FAROFA DOCE
1 xícara chá de farinha de trigo
3/4 xícara chá de açúcar
1/2 colher chá de canela em pó
1/4 colher chá de noz-moscada ralada
1 pitada de sal
100 gramas de manteiga gelada em cubos
3/4 xícara chá de aveia em flocos
1/2 colher chá de raspas de casca de limão

MODO DE PREPARO
FAROFA DOCE
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar, a canela, a noz-moscada e o sal. Com a ponta dos dedos incorpore a manteiga em cubos, misturando e formando uma farofa grossa. Junte a aveia e as raspas de limão e misture bem. Reserve.


MAÇAS
Descasque as maças, corte ao meio, retire as sementes e corte cada metade em 3 ou 4 pedaços (depende do tamanho da maça). Regue as maças com 1 colher de suco de limão.
Em uma frigideira alta ou panela, aqueça a manteiga e doure as maças. Adicione o açúcar, o açúcar mascavo e o restante do suco de limão e deixe no fogo até secar o liquido. Retire do fogo.



Pegue uma forma de mais ou menos 22 cm de diâmetro, baixa com fundo removível (tipo de quiche), e distribua as fatias de maça.  Cubra com a farofa e leve ao forno alto (em torno de 260 graus) por aproximadamente 25 minutos, ou até ficar bem dourado.




Você pode servir as fatias quentes com sorvete de creme ou com creme de leite batido. Você também pode fazer porções individuais, utilizando aros de metal sobre uma assadeira untada com manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado