Sempre que olhamos uma receita de risoto com queijo, os queijos utilizados são industrializados e sofisticados, como o gorgonzola, brie e por aí afora. Eu resolvi neste risoto reunir a beleza e sabor da ervilha torta com queijo colonial, caseiro, feito de puro leite, que eu trouxe recentemente de Progresso-RS. Olha que ficou muito bom, pois este queijo deu uma cremosidade incrível ao risoto.
INGREDIENTES (porção para 1 pessoa)
100 gramas de arroz arbóreo ou carnaroli
100 gramas de ervilha torta crua e cortadas ao meio em diagonal
500 ml caldo legumes
1/2 copo vinho branco seco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
50 gramas queijo colonial em lascas
MODO DE PREPARO
Lave as ervilhas e retire os fiapos das duas beiras.
Derreta a 1 colher (sopa) de manteiga e outra de azeite na panela onde será feito o risoto e refogue a cebola até que ela fique transparente.Lave as ervilhas e retire os fiapos das duas beiras.
Acrescente o arroz, mexa um pouco e adicione o vinho, mexendo até que ele tenha evaporado quase que totalmente. Coloque uma concha de caldo e continue mexendo.
Depois de uns 5 a 7 minutos, coloque as ervilhas tortas e continue mexendo e acrescente o caldo aos poucos, à medida em que ele seque. As ervilhas irão ficar tenras.
Cozinhe o arroz até que ele fique al dente, isto é, macio, mas firme.
Acrescente a outra colher de manteiga, o queijo colonial e o queijo parmesão ralado, misture novamente, desligue o fogo e tampe a panela por um minuto para finalizar.
Sirva em seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado