quinta-feira, 16 de maio de 2019

Geleia de Bergamota II

Já apresentei aqui no blog uma receita de geleia de Bergamota, que diferentemente desta, utilizava também parte das cascas.
Esta utiliza somente a fruta, sendo que a casca pode ser aproveitada para outros fins, como por exemplo uma farinha utilizada para temperar peixes e carnes.

INGREDIENTES

3 kg de bergamotas (aproximadamente 25 bergamotas médias)
700 grs de açúcar
Suco de 3 limões bergamota

Rendimento: rende aproximadamente 5 a 6 vidros de 200 ml

MODO DE PREPARO

Descasque as bergamotas, retire bem todos os filamentos brancos  dos gomos. Corte cada gomo e retire todas as sementes.



Pegue algo em torno de 1/3 das sementes, e enrole em um pano limpo, fazendo uma espécie de trouxinha e amarre bem. Reserve.


Coloque as bergamotas no processador ou no liquidificador aos poucos, até obter uma espécie de pasta, mas mantendo pequenos pedaços. Durante este processo você vai ter a oportunidade de retirar mais sementes.


Passe o creme de bergamota para uma panela alta, adicione o açúcar e o suco de limão e leve ao fogo médio. Coloque dentro da panela a trouxinha de sementes.


Cozinhe com a panela destampada  aproximadamente 45 minutos até a geleia estar brilhosa e densa. Retire a espuma que se firma durante o cozimento, pois ela amarga a geleia. Para testar o ponto  de geleia, coloque água em um copo e pingue uma gota da mistura. Se a gota for até o fundo sem desmanchar, está na hora desligar o fogo.


Coloque a geleia ainda quente em vidros esterilizados (veja aqui o procedimento), completando o vidro até quase a borda. Feche ainda quente, para formar vácuo, e deixe-os de cabeça para baixo até esfriarem.


Deste modo eles não precisam ir para o refrigerador até serem abertos.
Caso pretenda consumir logo, não é necessário o procedimento acima, sendo o suficiente colocar em vidros esterilizados e levar ao refrigerador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado