terça-feira, 25 de novembro de 2025

Doce de casca de laranja Pera em calda


A laranja Pera possui a casca mais fina do que a laranja azeda que é a indicada para doce. Por este motivo o doce será menos incorpado e menos "carnudo"". Como consequência desta espessura da casca, o sabor ficará um pouco diferente, sabor mais marcante da casca, mas continua sendo uma opção na falta da laranja azeda.

INGREDIENTES

12 laranjas Pera (laranja de suco)
80/85% do peso das laranjas depois de limpas e do molho, de açúcar cristal
cravos da índia a gosto
Água suficiente para cobrir as laranjas durante o cozimento
Rendimento: 2 vidros e meio de compota (apr

MODO DE PREPARO

Raspe a casca das laranja com ralo fino, tendo o cuidado de tirar apenas a parte amarela (esta com certeza é a parte trabalhosa da receita).


Depois de terem a casca ralada, corte as laranjas em quatro. Utilize uma colher para retirar a polpa, que pode ser aproveitada para fazer geléia (clique aqui para ver a receita).
Utilize uma faca inox para cortar as laranjas, evitando assim oxidação da polpa.
Coloque as laranjas de molho em água por 3 dias, trocando a água tres vezes por dia. Este molho irá auxiliar na retirada do excesso de amargor da laranja.


No quarto dia, escorra bem as laranjas, coloque-as em uma panela com agua e uma colher de chá de bicarbonato, e leve para ferver por 10 minutos. Este procedimento é com o objetivo de tirar o restante do amargor das cascas. Desligue o fogo, lave em água corrente, escorra bem em uma peneira e reserve.



No meu caso, estas 12 laranjas pesaram 0,940 kgs depois do molho, e utilizei em torno de 0,750 kg de açúcar.
Em uma panela grande, coloque a água suficiente para cobrir as laranjas e metade do açúcar, e mantenha em fogo alto (nao coloque as laranjas).
Quando começar a ferver, adicione as laranjas e mantenha a panela tampada. Quando voltar a ferver, espalhe por cima das laranjas, metade do açúcar restante, e continue com a panela tampada.
Depois que voltar ⁹a ferver, deixe 1/2 hora e espalhe o restante do açúcar, e mantenha a tampa entreaberta. Reduza o fogo.
Decorrido mais 1 hora, adicione os cravos e deixe o doce apurar com a tampa aberta.



Deve levar aproximadamente mais 1 hora até as laranjas estarem vitrificadas. Se achar necessário deixe mais algum tempo, não deixando em hipótese alguma a calda secar (se necessário adicione um pouco de água).
Os tempos citados são sempre referenciais.
Coloque o doce ainda quente em vidros esterilizados (veja aqui o procedimento), complete o vidro com a calda quente, cobrindo bem a compota e enchendo o vidro até quase a borda. Feche a compota ainda quente, e deixe-os de cabeça para baixo até esfriarem, para formar vácuo.
Deste modo eles não precisam ir para o refrigerador até serem abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado