sábado, 20 de janeiro de 2024

Doce de moranga Cabotiá


Há muito tempo estava querendo fazer este doce de moranga Cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, para poder ver se realmente ficava parecido com o doce de abóbora de pescoço, a tradicional abóbora de doce. Todas as receitas que encontrei falavam entre 20 a 30 minutos de cozimento. Fiz adaptações, colocando de molho no cal, aumentei o tempo de cozimento para uma hora, assim como a quantidade de açúcar. Utilizei também a técnica de adicionar açúcar durante o cozimento. Ficou um bom doce, mas o gosto não pode ser comparado ao da abóbora de pescoco. Considerando que cozinhei por uma hora, aquelas receitas que falam em 20 a 30 minutos, devem ficar com gosto de moranga fervida.

INGREDIENTES

1 kg de abóbora cabotiá limpa
5 xíc chá de açúcar (aproximadamente 700 grs)
1 col sopa cal virgem
5 xíc chá de água
Cravo-da-índia a gosto
1 Canela em pau

MODO DE PREPARO

Descasque a moranga cabotiá, retire as sementes e casca. Corte-a em pedaços de tamanho uniforme, de aproximadamente 2 cm.


Em uma bacia, coloque os pedaços de moranga, espalhe uma colher de sopa de cal virgem, e cubra com agua. Deixe de molho por 20 a 30 minutos.



Decorrido o tempo, lave os pedaços de moranga para retirar qualquer resíduo de cal. Fure os pedaços de moranga com um garfo,  para a calda penetrar melhor.


Em uma panela grande, misture 3 xicaras de açúcar, 3 xícaras de água e alguns cravos-da-índia e canela em pau para dar sabor. Leve ao fogo médio e mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido.


Adicione os pedaços de moranga à panela com a calda de açúcar e deixe cozinhar em fogo médio-baixo. Cubra a panela com uma tampa, mas deixe uma pequena abertura para o vapor escapar. O ideal é que todos os pedaços fiquem em contato com a calda.


Depois de aproximadamente 20 min de cozimento, adicione 1 xícara de água, e espalhe 1 xicara de açúcar sobre a moranga.


Deixe cozinhar por aproximadamente mais 20 minutos, e espalhe novamente 1 xícara de açúcar e coloque mais uma xícara de água.
Durante o cozimento, mexa ocasionalmente para garantir que a moranga esteja absorvendo a calda de açúcar e cozinhando uniformemente.
Cozinhe por mais 20 minutos, momento em que a moranga deverá estar macia e a calda reduzida e espessa. Retire os cravos-da-índia e a canela.


Se for consumir logo, coloque em potes e leve ao refrigerador. Sirva gelado.


Se desejar armazenar por mais tempo, acondicione ainda quente em vidros próprios para conserva, previamente esterilizados com tampas novas, também esterilizadas (veja aqui o procedimento)
Complete os vidros com a calda até em cima, coloque a tampa, feche bem, e deixe o vidro de cabeça para baixo até que a compota esteja totalmente fria.


Este processo irá criar vácuo no vidro, fazendo com que ele fique lacrado, não necessitando assim ir para a geladeira.

Um comentário:

  1. Sérgio,não comi ainda doce da Cabotiá, parece que ficou bom . Qualquer hora passo por aí para provar .Um abraço. Teleca

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado