Eu estava a muito tempo querendo fazer este risoto, o problema é que nunca sobrava carne assada, até que hoje deu de jeito. Olha que eu já fiz muito risoto, mas este, com certeza é um dos melhores que já comi. Acho até que vale a pena assar carne, só para ter já pronta no freezer, e repetir quando quiser. Eu modifiquei a receita original, principalmente no preparo do shitake, dando a ele um pouco mais de sabor.
50 grs de shitake seco (se você achar muito, diminua um pouquinho)
1 litro de água
sal a gosto
2 colheres (sopa) de cebola picada
160 gr arroz arbório
1/2 copo de vinho branco seco
queijo parmesão ralado a gosto
250 grs carne assada desfiada
2 colher sopa manteiga
4 colher sopa azeite oliva
salsa picada a gosto
2 cogumelos paris fatiados
Coloque a água e o shitake em uma panela e quando começar a ferver, deixe por 5 minutos e desligue o fogo. Deixe-os na na água da fervura por uns 20 minutos. Retire os shitakes, escorra-os e pique. Coloque sal a gosto no caldo e reserve.
Em uma frigideira, coloque 1 colher sopa de manteiga e 2 colheres sopa de azeite. Quando estiver quente coloque o shitake picado e refogue rapidamente. Coloque uma pitada de sal. Quando levantar o aroma, desligue o fogo e reserve.
Doure a cebola no restante do azeite de oliva.
Junte o arroz e refogue por alguns instantes. Adicione o vinho e deixe evaporar em fogo alto. Coloque uma concha de caldo e acrescente o shitake previamente refogado.
Vá juntando o caldo conforme for secando na panela. Cozinhe até o arroz estar ao dente (ou no ponto que você preferir) e misture a carne assada, a manteiga, o parmesão ralado e a salsa.
Sirva imediatamente, decorando o prato com cogumelos paris fatiados.
PS: tenha sempre água quente, para o caso de faltar caldo, pois risoto sem caldo não rola.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado