sexta-feira, 11 de julho de 2014

Vinho - Uvas tintas


Conheça aqui um pouco sobre as castas de uvas tintas, que dão origem aos mais diversos vinhos pelo mundo.

AGLIANICO

Uva de casca grossa e bagos pequenos. Carregada de taninos é a grande uva do sul da Itália. Cultivada nas encostas da costa amalfitana ou na vizinha Basilicata nos traz vinhos poderosos.

Uva vinda da Grécia adaptou-se perfeitamente em solo italiano.

Os vinhos produzidos com esta uva são escuros e fortes.



ARAGONES

Nome dados a uva Tempranillo em Portugal.

ALFROCHEIRO

Uva portuguesa cultivada principalmente na região do Dão, estando presente também nos Vinhos Regionais do Alentejo. É conhecida pela cor intensa que dá aos vinhos em que participa.

BAGA

Uva nativa de Poortugal, muito cultivada na região da Bairrada, onde ela reina. Apresenta pequenos bagos de casca grossa, o que contribui para seu alto nível de taninos. Casta nada fácil de ser cultivada, pois é muito suscetível à podridão.
Os vinhos produzidos com ela apresentam taninos e acidez marcantes, sabores frutados e toques de café, palha, tabaco e fumaça. São muito valorizados.

BARBERA

A Barbera é uma casta típica de Piemonte, no noroeste italiano. É a que ocupa a maior área cultivada seguido de perto pela  famosa Nebbiolo. É uma variedade forte e pouco exigente em termos de condições climáticas.
Seu potencial para grandes vinhos foi descoberto recentemente, poiss no passado seus vinhos eram insípidos.




BONARDA

Amplamente cultivada na argentina, conhecida pelos vinhos frutados, mas na verdade é uma uva muito comum na região da Lombardia. Chegou na Argentina no final do século XIX com os primeiros imigrantes europeus.


É a segunda variedade mais cultivada na Argentina, e pela sua abundância, seu vigor e seu baixo custo, sempre formou parte dos vinhos tintos mais econômicos, embora também seja elaborado como varietal.


CABERNET SAUVIGNON

É a casta vinífera de maior prestígio no mundo, sendo cultivada em todas as regiões produtoras sendo referida por muitos como sendo a "rainha das uvas tintas". Possue um grande potencial de guarda. Originária da região de Bourdeaux, é resultado do cruzamento das uvas Cabernet Franc e da Sauvignon Blanc. É uma uva muito versátil, sendo bastante misturada a Merlot, Syrah, Tempranillo, entre outras.

CABERNET FRANC


Originária da região francesa de Bourdeaux, onde é a terceira maior em extensão de vinhedos. Seu vinho mais famoso é o Château Le Cheval Blanc. Está mais presente em cortes com outras uvas, principalmente com a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Junto com as duas, forma o famoso “corte bordalês”, famoso na região que lhe deu o nome.




CARIGNAN

Uva de casca grossa, que produz vinhos de cor escura, com teores alcoólicos elevados e tanino bem pronunciados. É uma uva originária da Espanha, onde é conhecida como Cariñena, espalhando-se pela França e Itália, tendo também destaque no Chile.



CASTELÃO

Castelão é uma casta de uva portuguesa conhecida na região de Setúbal como Periquita, também chamada João de Santarém ou Castelão Francês. Os vinhos produzidos com esta uva não são fáceis de serem encontrados no Brasil.






DOLCETO

Uva pouco conhecida no Brasil, enquanto que na Itália, mais especificamente no Piemonte, tem seu valor.
De colheita precoce, produz vinhos com muita cor e taninos, fáceis de beber, agradáveis e de baixa acidez .  Apesar de o nome sugerir vinhos doces, é utilizada para produzir apenas vinhos secos, muito frutados.
É famosa por elaborar o vinho Dalcetto d'Alba, que devem ser consumidos jovens, entre 2 e 4 anos de sua safra.



CINSAULT

Uva originária do sul da França, sendo uma das mais cultivadas naquela região. Seu vinho geralmente é pouco alcoolizado, baixa acidez e de uma cor vermelho vivo.
Os varietais produzidos com esta uva são vinhos para serem bebidos logo. Os mais famosos são  os Châteauneuf du Pape.
Acompanham carnes e risotos, funghi, queijos e foundues.




BAGA

É a principal uva da região portuguesa da Bairrada, onde equivale a 90% das uvas tintas plantadas.
Sua casca espessa resulta em vinhos de alta acidez e elevado teor de taninos.
Credita-se ao vitivinicultor português Luís Pato, o trabalho de aperfeiçoamento desta uva.
É também conhecida como Tinta Fina, Tinta Bairrada e Tinta Poeirinha em Portugal; Grand Noir, Grand Nero, Granoir e Garanoir na França e Gran Neto na Espanha.



CORVINA

Uva do norte da Itália, na divisa do Vêneto com a Lombardia, nobre e principal componente dos vinhos Valpolicella e Bardolino. Não é utilizada em varietais, mas gera ótimos vinhos em cortes combinada coma Negrara, Molinara e Rondinella.

Os vinhos Valpolicella e Bardolino são leves, com coloração vermelho vivo, agradáveis e com bons aromas.

Já os vinhos Amarone, embora feitos com a mesma uva, são bem diferentes, resultando vinhos encorpados e de sabor marcante e com um suave amargor no final, motivo de seu nome.


GAMAY

Uva francesa típica do sul da Borgonha, especificamente a região de Beaujolais. Seu nome completo é Gamay Noir à Jus Blanc, originária provavelmente de uma mutação da Pinot Noir. Uva de casca fina com poucos taninos.

Seus vinhos vão dos leves e delicados aos bons Crus Beaujolais amadurecidos em carvalho.
Vinho frutado, ideal para ser servido nos dias mais quentes, e levemente gelado.
Esta uva tem um ciclo de vida idêntica a uva Tempranillo da Espanha, sendo a primeira a desabrolhar, florescer e amadurecer, motivo de sua colheita ser rápida e o  vinho ser o primeiro a ir para o mercado.


GRENACHE

Uva muito cultivada no sul da França e na Espanha onde é conhecida como Garnacha. É a segunda casta mais cultivada do mundo. Tem colheita precoce e seus vinhos são geralmente muito alcoólicos, sendo, motivo pelo é apresentada em corte com outras uvas. Usada em Châteauneuf – du Pape, Gigondas e Rioja. 
Adapta-se muito bem ao clima quente e seco, sendo utilizada em vinhos na França, Espanha, Itália, Austrália e Estados Unidos.




ISABEL

É uma casta de uva hibrida da vitis vinifera e vitis bourquina. É uma das espécies mais cultivada no Rio Grande do sul, muito utilizada  o famoso vinho de garrafão. Embora esteja aos poucos sendo substituída por uvas mais finas, foi a principal responsável pela industria do vinho no Brasil.
Além do vinho do dia a dia e do suco, com ela também é possível fazer bons vinagres, doces e geleias.


JAEN

Casta portuguesa, conhecida na Espanha como Mencia. Tem sua origem na própria Península Ibérica, possui uma pele grossa e cor azul violeta. Seus frutos amadurecem cedo.

LAGREIN

Uva tinta nativa dos vales do norte da Itália, na região de Trentino-Alto Adige, norte de Bolzano, perto da fronteira com a Áustria. É uva vermelha que produz vinhos frescos, aromáticos e altamente sedutores. É também cultivada na Austrália. Apresenta um aroma rico e perfumado, produzindo um vinho de médio corpo como a Pinot Noio. Tem sido resgatada por alguns produtores no Rio Grande do Sul.




LAMBRUSCO

É um uva cultivada por toda a Itália, especialmente na região da Emilia-Romana. É conhecida no Brasil pelos vinhos frisantes, que devem ser bebidos muito jovens.
É possível com ela produzir-se bons vinhos com denominação de origem.
Com ela é produzido o vinho frisante de mesmo nome, o Lambrusco que em sua maioria é doce ou meio-doce, mas também são produzidos os Lambruscos abbocato, que são secos ou meio-seco, e que segundo alguns, são os melhores Lambruscos.






MALBEC

É uma uva originária do sudoeste da França, e principal variedade da região de Cahors. É também encontrada em Bourdeaux, mas seus melhores resultados vieram da Argentina, onde encontrou condições excelentes para desenvolver-se, produzindo um vinho frutado, macio, escuro, de aroma vivo e sabor redondo que deve ser consumido ainda jovem. Na região de Bourdeaux é utilizada para cortes. Desenvolveu-se tão bem na Argentina, que a produção de lá equivale a mais de 50% do plantio mundial.






MARSELLAN

A uva Marselan é originária da França, onde foi criada EM laboratório pelo Instituto de Pesquisa Agrícola Francês (INRA) EM 1961. É o resultado do cruzamento das cepas Cabernet Sauvignon e Grenache, com a intenção de obterem a estrutura, cor e elegância do Cabernet Sauvignon, e a robustez e tolerância ao calor da Grenache.



MERLOT

Uma das castas mais cultivadas do mundo, originária da região de Bordeaux e segundo dizem descende da Cabernet Franc, sendo tipo meia irmã da Carmenère e da Cabernet Sauvignon.




É uma uva de maturação rápida, sendo que em Bourdeuax ela amadurece em torno de duas semanas antes das Cabernets. Adapta-se muito bem aos climas frios.

Apresenta-se em vinhos varietais ou em cortes, sendo que em ambos os casos, seus vinhos são estruturados, e aveludados.


MONASTRELL

Uva tinta de origem espanhola, e que chegou ao sul da Franca há vários séculos, sendo conhecida como Mourvedre. Em Portugal é conhecida como Mataró.



NEBBIOLO

Uva originária do Piemonte, é a uva dos famosos Barolo e Barbaresco, e juntamente com a Sangiovese, é considerada uma das grandes uvas italiana. Seus vinhos possuem um aroma muito intenso, com características únicas. Bastante tânicos e com uma acidez bastante grande.
Seus vinhos são para durar e harmonizam muito bem com carne assada ou risotos.




NEGROAMARO


Uva tinta cultivada quase exclusivamente na região da Puglia, no sul da Itália, em particular na região do Salento. A origem de seu nome é a repetição da palavra "negro" em duas línguas: niger, em latim, e maru, em grego antigo. É uma das principais castas de uva do sul da Itália.



NERO d`AVOLA 

É originária da Sicília, sendo a principal casta lá produzida. É também conhecida como Calabrese, e até pouco tempo era usada basicamente em cortes. Tem passado a aparecer em vinhos varietais. É a uva de alguns dos melhores vinhos da região, e participa também do corte do vinho Marsala. Possui um amadurecimento tardio, o que  limita sua produção em outro local. Produz vinhos  escuros, potentes e que em geral amadurecem em carvalho e com grande potencial de guarda.
Devido a sua acidez é muito versátil e harmoniza muito bem com massas com molhos de tomate.


PAÍS

Casta trazida para a América do Sul pelos Jesuítas, que a utilizavam para produzir vinho de missa. Tradicionalmente era utilizada na produção de vinhos de baixo preço. Tem sido resgatada pelos chilenos, uma vez que apresenta grande potencial para espumantes e tintos.

PINOT NOIR


Originária da França, região de Borgonha. Por ser uma uva antiga, originou toda uma família de uvas, a Pinot Gris e Pinot Blanc, sendo também encontrada n a origem de diversas outras, tais como Chardonnay, Gamay, Melon de Bourgogne (Muscadet) e Auxerrois (Malbec). É considerada uma uva de difícil adaptação e cultivo. O excesso de frio faz com que os vinhos produzidos sejam de sabor pobre. Já o calor em excesso produz vinhos com sabores tostados o que tira a elegância dos vinhos.
Quando sob as condições ideais, seus melhores vinhos são elegantes e nobres. Possui coloração  média, taninos leves e alta acidez. Bons resultados podem ser verificados na Nova Zelândia. Entra no corte de Champagne ao lado da Chardonnay e Pinot Meunier.


PINOTAGE


Variedade criada na África do Sul em 1925 por cruzamento das variedades Pinot Noir e Cinsault. Como a Cinsault é conhecida por Hermitage, daí surgiu o nome Pinotage, combinando Pinot e Hermitage.

É uma uva pouco conhecida, exceto na África do Sul, onde ela é predominante. Existem também pequenas plantações na Nova Zelândia e Estados Unidos

Seus vinhos são tânicos e frutados e é considerado um varietal nobre.




SYRAH

Tem sua origem na França, no vale do Rhône. É uma das mais antigas variedades de uvas, se não a mais antiga. Ganhou força no sul da França, mas está presente no mundo todo, seja dos Estados Unidos ao Chile, África do Sul e Austrália. Na Austrália é a principal casta plantada, sendo conhecida por Shiraz. Com ela são produzidos alguns dos vinhos mais apreciados e premiados.
Tem coloração vermelho intenso, muito tanino e acidez marcante. Seus vinhos são escuros. É uma uva equilibrada, com maturação tardia e que envelhece até por meio século, resistente a pragas e de grande rendimento.



SANGIOVESE

Possivelmente a uva italiana mais famosa, cultivada na região central da Itália, principalmente na Toscana, Úmbria e Lazio. É a principal uva do vinho Chianti.
Sofre mutações com facilidade e seus clones mais conhecidos são Sangiovese Grosso, ou Brunello, Morellino e Prugnollo Gentile.
O vinho elaborado com esta uva de ve ser consumido entre 2 e 3 anos. Possui uma coloração rubi brilhante é uma agradável acidez.
É um bom acompanhamento para refeições leves e lanches.








TANNAT 

Originária do Madiran, sudoeste da França, é muito utilizada em assemblage com merlot, para suavizar o vinho. Muito produzida no Uruguai, que possui extensa área cultivada com vinhedos desta casta. Seus vinhos são encorpados, de muito tanino e cor intensa.



É um ótimo acompanhante para pratos de carne vermelha, com molhos fortes.




TEMPRANILLO

Oriunda da Península Ibérica, principalmente Espanha, onde é predominante. Adapta-se facilmente a diferentes climas e solo, o que tem feito com que seja cultiva em diversas partes do mundo.

Como o nome sugere, esta uva tem colheita precoce. É conhecida como Ull de Llebre em Penedés, Cencibel em Valdepeñas, Tinto Fino em Ribera Del Duero. Em Portugal, é chamada de Aragonês no Alentejo, e de Tinta Roriz no Douro.

Produz um vinho com acidez e teor alcoólico médio e muito elegante.



TEROLDEGO

Uva tinta, que a muitos séculos é plantada na Itália, na região de  Trentino, em uma área conhecido como Campo Rotaliano, Atualmente seu cultivo na Itália está restrito à DOC Teroldego Rotaliano e essa denominação exige que seus vinhos sejam elaborados com 100% da casta.
É uma uva vigorosa, de climas frios e de alta produtividade.
Os vinhos produzidos com ela são vinhos frescos e frutados para serem bebidos jovens, mas se seu sua produção for controlada apresenta um vinho com bom potencial de guarda.




TINTA RORIZ OU TINTA DE TORO


Nome dado a uva Tempranillo em Portugal (Tinta Roriz) e em algumas regiões da Espanha (Tinta de Toro)


TOURIGA NACIONAL

Originária de Portugal, onde é considerada a casta mais nobre. É a rainha das uvas portuguesas, e por suas qualidades, está passando a ocupar mais espaço na produção européia, australiana e californiana. 
Apesar de em Portugal, ela ser plantada desde o Douro até o Alentejo, é na  região Demarcada do Dão que ela se mostra plena.
Apresenta um cacho pequeno e alongado, com bagas pequenas e não uniformes.

Seus melhores vinhos são elegantes, potentes, com grande potencial de guarda. 




ZINFANDEL

Uva mais comum e apreciada da Califórnia, onde vem sendo cultivada desde a metade do século XIX. Pode produzir vinhos doces ou secos, encorpados ou médios, com uma cor rubi intenso.
Mais de 90% de seu cultivo está nos Estados Unidos, com grande concentração na Califórnia. Na Europa é conhecida como Primitivo.



As imagens apresentadas neste post foram colhidas pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado