segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Geleia de Pitanga


INGREDIENTES

800 grs de pitanga
300 grs açúcar
Casca de uma maçã
suco de 1/2 limão

PS: apesar de ter usado nesta receita o procedimento de retirar as sementes depois de começar a ferver, eu sugiro que você retire antes de colocar na panela, pois com certeza dá menos trabalho, menos sujeira e menor desperdício de polpa.

MODO DE PREPARO

Lave bem as pitangas e retire os cabinhos e as folhinhas da parte de baixo (conforme comentei acima, sugiro que já retire as sementes neste momento, o que permitirá que você pule a etapa de descartar as sementes em uma peneira).

Coloque as pitangas, o açúcar, o suco de limão e a casca de maçã em uma panela alta e leve ao fogo, até amolecer e começar a soltar as sementes. Utilize as costas de uma colher de pau para pressionar.
Utilize uma escumadeira para retirar a espuma que irá se formar na superfície.




Retire do fogo e transfira para uma peneira grossa, apertando bem para extrair toda a polpa. Descarte as sementes e retorne ao fogo médio, mexendo de vez em quando até estar no ponto de geleia.


Com a geleia ainda quente, coloque em vidros próprios para geleia, previamente esterilizados com tampas novas (veja aqui como esterilizar os vidros).
Complete os vidros até em cima, deixando algo em torno de 0,5 a 1,0 cm livre, coloque a tampa, feche bem, e deixe o vidro de cabeça para baixo até que a geleia esteja totalmente fria.

Este processo irá criar vácuo no vidro, fazendo com que ele fique lacrado, não necessitando assim ir para a geladeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado