terça-feira, 31 de maio de 2016

Creme de Grão-de-Bico com Linguiça
















INGREDIENTES

250 grs de grão-de-bico cozido (cerca de 3 xícaras chá)
2 tomates italianos maduros picados sem sementes
1 cenoura cortada em cubinhos pequenos
1 talo de salsão (cerca de 1/2 xícara (chá) picado fino)
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 litro de água
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de páprica doce
1 folha de louro
200 g de linguiça calabresa fatiada
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque o grão-de-bico de molho em água fria por no mínimo 12 horas antes de cozinhar. Isto irá hidratar o grão, facilitando o seu cozimento.


Após as 12 horas, descarte a água, e coloque na panela de pressão. Coloque água, de modo que a mesma fique uns quatro dedos acima do grão-de-bico. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Feche a panela e cozinhe por 15 minutos depois que começar a chiar.
Depois de cozido, passe o grão-de-bico por uma peneira para escorrer toda a água. Reserve um pouco menos de uma xícara de chá dos grãos para a decoração final.

Leve ao fogo médio uma panela alta  para aquecer. Coloque uma colher de sopa de azeite, junte a cebola, a cenoura e o salsão picados. Tempere com uma colher de chá de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar.


Coloque o tomate e mexa bem, pressionando com a colher, até formar uma pasta. Coloque o alho, o cominho, a páprica, a folha de louro e mexa por apenas mais um pouco para que os sabores se misturem.
Adicione o grão-de-bico (lembre de reservar um pouco menos de uma xícara para o final), coloque 1 litro de água, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. 


Enquanto cozinha, prepare a linguiça e a xícara de grão-de-bico reservado, para utilizar na no final.
Coloque uma frigideira  antiaderente ao fogo e quando aquecer coloque uma colher de azeite, coloque as fatias de linguiça e a xícara de chá de grão-de-bico reservado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar, mexendo  por cerca de 10 minutos até dourar. Cuidado para não queimar.


Passado o tempo de cozimento da sopa desligue o fogo e descarte a folha de louro e transfira a sopa para o copo do liquidificador. Bata até ficar bem lisa e cremosa. 


Sirva a seguir com a linguiça fatiada e o grão-de-bico dourado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado