quinta-feira, 28 de março de 2024

Quiabo com carne moída

INGREDIENTES (3 a 4 porções)

350 grs de carne moída
150 grs de quiabo 
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes
1 col sopa de extrato de tomate
1 col sopa de farinha de trigo
1 1/2 xíc chá de água
1 col chá de semente de coentro socadas no pilão
azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque bem todos os quiabo. Descarte o cabinho e a ponta,  corte cada um em fatias de aproximadamente 1,5 cm, na diagonal. 


Leve uma frigideira grande ao fogo médio, com uma colher de sopa de óleo.  Quando estiver bem quente,  coloque a carne moída  distribuida por toda a frigideira. Deixe cozinhar sem mexer por 1 minuto para dourar bem e não soltar água.


Tempere com sal e pimenta e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando  soltar bem e cozinhar por igual.



Retire a carne da frigideira e reserve, e mantenha a frigideira em fogo médio. 


Regue com azeite, coloque a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por  2 minutos, até murchar. Junte o alho, o extrato de tomate, a semente de coentro e mexa por alguns instantes


Regue a frigideira com a água aos poucos, mexendo com a espátula para dissolver e incorporar os resíduos da fritura da carne. Assim que ferver, acrescente os quiabos e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macios.


Volte a carne para a frigideira, junte a pimenta dedo-de-moça e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o molho encorpar levemente. Desligue o fogo e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado