quarta-feira, 29 de julho de 2015

Feijão - Variedades

Se você acha que conhece feijão, dá uma espiadinha na lista abaixo, que são as principais variedades encontradas no Brasil. Segundo algumas publicações, existem no mundo algo em torno de 40.000 variedades que podem ser produzidas, apesar de que apenas uma fração disto é produzido em volume para consumo da população.




Feijão Azuki

Sua vagem é menor que o feijão comum. Possui forma arredondada, pequeno e de cor vermelho escuro, com sabor levemente adocicado. Bastante utilizado na culinária asiática para fazer doces. Entre suas propriedades estão auxiliar o controle da pressão arterial e sua ação diurética.



Feijão Badajó
Seus grãos são da cor bege com manchas avermelhadas. Trata-se de um feijão pouco conhecido e encontrado em feiras de Salvador na Bahia. Apresenta um sabor que lembra a castanha.



Feijão Borlotti ou Romano
Feijão típico da culinária italiana. São grãos graúdos, coloridos em tom rosa-marron com listras marrom avermelhadas. Apresenta sabor adocicado, com uma textura suave e cremosa. Depois de cozidos perdem o colorido, ficando em tom marrom claro. Sua característica é de não produzir caldo. Depois de cozidos parecem capsulas recheadas com purê de feijão. Podem ser usados no preparo de sopas e caldos.

Feijão Branco
Formato alongado e de cor branca, sendo que seus grãos proporcionam um caldo cremoso.
Seu consumo retarda a absorção de açúcar no sangue e ajuda a emagrecer, uma vez que possui faseolamina, nutriente que inibe o processo de digestão do carboidrato. É indicado para sopas, saladas e cassoulets.




Feijão Canário, Bolinha ou Manteiga
Com grãos totalmente arredondados e de cor amarelada, é conhecido por diferentes nomes, conforme a região.
É indicado para saladas ou sopas, sendo muito utilizado na culinária portuguesa








Feijão Cannellini
è um feijão branco, graúdo, com formato que lembra um rim, com cor branco amarelada. Originário da região central e sul da Itália, especialmente na Toscana. Depois de cozido, apresenta uma textura macia e um sabor ligeiramente suave que lembra noz. Devem ser muito bem lavados antes de cozinhar.








Feijão Carioca
É a variedade mais cultivada e consumida no Brasil, ocupando mais de 85% do mercado.
Seus grãos possui formato arredondado de cor creme com listras marrons, com caldo marrom e denso e rápido cozimento. É também conhecido como feijão chilli.
É usado na culinária indiana.






Feijão de bico
É o nosso conhecido grão-de-bico, também conhecido como ervilha indiana, que é nativo do Oriente Médio. É um dos grãos comestíveis mais ricos em proteínas e seu sabor lembra o de castanhas e nozes, com textura bem firme.




Feijão De corda
É o feijão que se usa para fazer o baião de dois. Na realidade é o mesmo que o feijão Fradinho, pois o nome científico dos dois é o mesmo: "Vigna unguiculata".






Feijão Fradinho
Também conhecido também como feijão-macassar ou feijão-de-corda, possui um formato arredondado de cor clara com o “olho” preto. É muito utilizado na culinária baiana, sendo o feijão usado para fazer a massa do acarajé. É também bastante utilizado em saladas.
Possui elevado valor nutritivo e energético. Quando colhido antes da fase de maturação, recebe o nome de feijão verde, sendo largamente utilizado na cozinha regional nordestina.




Feijão Jacinto
Em primeiro lugar é importante dizer que é um feijão venenoso, pois contém uma substância letal chamada cianureto. Cresce como uma trepadeira e suas vagens são roxa escura.


É também chamado de feijão indiano, feijão egípcio ou bulay. É uma variedade amplamente cultivada em regiões tropicais como a Índia, Indonésia e África.
É consumido por muitos habitantes das Filipinas, que os consomem colhendo as vagens mais novas, pois quanto mais velho mais veneno possuem. São colocadas a secar na sombra, para evitar que os raios ultra-violetas aumentem a concentração do veneno. É sempre cozido com a panela aberta, para liberar as toxinas. Não sendo bem preparado, quem os consome pode ficar com a boca dormente, ficar sonolenta e até morrer.


Feijão Jalo
Seus grãos são grandes, alongados e amarelados. Uma de suas características é que quando cozido, forma um caldo encorpado marrom avermelhado. Tem um sabor delicado que lembra um pouco o de castanhas. É usado em tutus, virados, saladas e sopas. Existem ainda algumas receitas que o combinam com massas, no preparo de pastas temperadas e purês.
É mais consumido em Minas Gerais e na Região Centro-Oeste.



Feijão Jalo Roxo
Com grão maior que o Jalo comum, e coloração vermelho escuro intensa. Indicado para saladas e sopas. Bastante consumido em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.





Feijão Mangalô
É uma espécie de trepadeira semelhante a ervilha-torta, mas de sabor bastante diferenciado. Pelo fato de apresentar um leve amargor, seus grãos devem ser aferventados antes de serem cozidos em definitivo.
É também conhecido como feijão-farinha, fava-belém,orelha-de-padre ou mangalô-amargo, podendo ser consumido ainda na fava ou em grãos já maduros. Originário das Américas e consumido em diversas regiões do mundo, adaptou-se facilmente ao nordeste brasileiro.
Pode ser consumido em grão, ou ainda na fava, tipo ervilha torta.
Quando corretamente preparado, é saboroso, incrementando muito bem saladas, sopas e ensopados,
É uma variedade muito resistente a pragas.



Feijão Moyashi
Possui formato arrendondado e cor esverdeado. Este tipo de feijão é de fácil digestão e reduz sintomas de TPM. Também conhecido como broto de feijão, sendo muito utilizado na culinária japonesa. Ótimo para omeletes, sopas e saladas.





Feijão Mulatinho
Seu grão é em tonalidade de marrom e sem listras, produzindo um caldo um pouco mais avermelhado, sendo um bom acompanhamento e em algumas regiões é usado até na elaboração de feijoada.




Feijão Mungo
Seus grãos são no formato ovóide, pequenos e com cor verde amareladas. Possui grande valor alimentício e propriedades medicinais, sendo também conhecido como feijão-da-china.




Feijão Olho de Cabra
Seus grãos têm cerca de três centímetros de comprimento e são achatados, apresentando um belo colorido, malhados de preto ou vermelho. Aqui no Sul é também conhecido como Favica.
São usados em sopas e saladas. Depois de cozidos, perdem esta cor, passando a apresentar uma cor arroxeada. Possuem um sabor muito agradável.



Feijão Preto
Seus grãos são pequenos e de cor preta, possui alto valor nutritivo, sendo rico em fibras, ferro, fósforo, ácido fólico, potássio e proteínas, sem contar vitaminas e minerais.
É encontrado durante todo o ano, sendo utilizado na tradicional feijoada. Para que seus nutrientes sejam melhor absorvidos, precisam ser consumidos junto com outros alimentos que contenham vitamina C, tipo couve e laranja.
Possui uma textura aveludada, e mantem sua forma depois de cozido.
É consumido no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ele também é utilizado na culinária Mexicana.





Feijão Rajado
Com grãos graúdos e cor rosado, é um pouco mais claro que o carioquinha e suas listras possuem tom avermelhado. Seu caldo depois de cozido, é encorpado e saboroso, muito semelhante ao feijão Jalo. É um feijão próprio para acompanhamento.
Muito consumido em São Paulo, Minas gerais e região Sul.



Feijão Rosinha
De grão pequeno e casca delicadas, sua cor apesar do nome, tende mais para vermelho suave do que para marrom. É rico em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino e no controle do colesterol.
É de cozimento rápido, caldo claro, suculento e saboroso, sendo que seus grãos absorvem muito bem os temperos.
É bastante consumido no Mato Grosso, Pará, Goiás e São Paulo.







Feijão Roxinho
Seu grão é miúdo, escuro e avermelhado, apresentando uma textura macia e sabor bastante intenso
É o feijão mais popular em Minas Gerais e Goiás, sendo também consumido em São Paulo.
É utilizado em saladas, sopas e como acompanhamento.







Feijão Verde
Grãos pequenos e verdes, é também conhecido como o grão da vagem verde. Na prática são os grãos da vagem do feijão fradinho colhida bem antes da maturação. Não produz caldo, sendo indicado para saladas. Bastante consumido no Nordeste.



Feijão Vermelho (chamado de cavalo em alguns lugares)
De grão avermelhado e pequeno, com sabor forte e encorpado e é muito utilizado na culinária francesa para preparar sopas.



PS: As imagens aqui apresentadas foram obtidas na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado