quarta-feira, 23 de maio de 2018

Doce de casca de Maracujá

INGREDIENTES

12 maracujás azedo bem lavados e firmes (maduros)
2 xíc chá de suco de maracujá
4 xíc chá de açúcar cristal
5 xíc chá de água
3 paus de canela
5 cravos

MODO DE PREPARO

Descasque os maracujás, tirando a casca o mais fino possível, deixando o máximo possível da parte branca. Corte-os ao meio, e com uma colher retire a polpa e guarde para outra utilização. Retire também a membrana interna onde ficam presas as sementes.


Corte novamente cada metade em dois, e deixe em uma vasilha coberta com agua por 12 horas, trocando a água umas 3 ou 4 vezes neste período.



Decorrido o tempo, escorra bem a água.
Em uma panela, coloque a água, 3 xícaras do açúcar, as cascas de maracujá, o suco de maracujá,  a canela e os cravo e leve ao fogo médio. A água deverá cobrir os maracujás, e se for o caso, adicione mais um pouco. Depois de uma hora, espalhe a outra xícara de açúcar por cima do doce, e deixe continuar apurando.



Depois de aproximadamente uma hora e meia a uma hora e quarenta e cinco minutos, você terá uma calda brilhante e o doce estará no ponto.

Se for consumir logo, coloque  em potes e leve ao refrigerador.


Se desejar armazenar por mais tempo, acondicione  em vidros próprios para conserva, previamente esterilizados com tampas novas, também esterilizadas (veja aqui o procedimento)

Complete os vidros com a calda até em cima, coloque a tampa, feche bem, e deixe o vidro de cabeça para baixo até que a compota esteja totalmente fria.



Este processo irá criar vácuo no vidro, fazendo com que ele fique lacrado, não necessitando assim ir para a geladeira.


PS: Rendeu também um vidro de calda de maracujá que pode ser utilizada em bolos e doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado