quinta-feira, 23 de abril de 2015

Cebolas - Tipos

Para você cebola é tudo igual? Saiba que dependendo do que você vai preparar, existe um tipo de cebola que melhor se adapta a ele. É claro que não vai ter maiores problemas usar a mesma cebola sempre, mas se você souber  escolher a cebola ideal (e tiver acesso a ela), com certeza seu prato terá os ingredientes com uma melhor harmonização.
Na hora da compra cuide para que a ponta não esteja murcha, esteja bem firme e que não haja machucados e que a casca esteja brilhante. 
Para armazenar, deixe-as em local ventilado e não utilize o refrigerador, pois isto acelera sua decomposição.

Principais cebolas encontradas nas feiras e mercados

Cebola Roxa
Esta cebola que por alguns é também chamada de cebola italiana, possui um sabor mais adocicados, sendo mais consumida crua, em saladas.
Possui uma casca vermelha escura e sua polpa é branca com cristas vermelhas É suculenta e seu sabor bastante acentuado. De todas as cebolas, é a mais saudável, uma vez que sua cor roxa é consequência de uma substância chamada antocianina, que previne taxas elevadas de colesterol e troglicerideos.

Cebola amarela ou pera
Esta variedade é a mais comum e a mais facilmente encontrada. Possui uma pele dura na cor castanho amarelada, camadas finas e brancas. É consumida em rodelas, picada, ralada e quando refogada fica muito boa. É consumida também em saladas, mas crua, tem um sabor bastante forte, quase picante, mas também tem açúcar. Quando cozida fica doce e com cor castanho claro.


Podemos dizer que é o coringa, pois é boa para quase tudo, desde carnes, sopas, ensopados e como base para molhos.

Cebola Vidália ou Doce
Muito semelhante a cebola amarela, mas com sabor distinto. Ela possui camadas espessas, o que faz com que seja ideal para corte em anéis. Tem um alto teor de açúcar e baixo teor de enxofre, sendo bastante doce sem ser picante como as demais. São indicadas para anéis de cebola fritos e para a sopa de cebola francesa, devido a sua doçura. São também indicadas para acompanhar legumes assados e em gratinados.

Cebola Branca
Caracteriza-se pela sua casca bem branca, e seu sabor é mais forte do que da cebola amarela e não muito doce, sendo ideal para ser refogada. É muito utilizada na cozinha mexicana. São maiores que as outras variedades e a pele é muito fina, e possui um alto teor de água, o que a torna super crocante.
Indicada para molhos, chutney e legumes salteados ou frito.
É uma variedade mais difícil de ser encontrada.

Cebola Pérola
É pequena e normalmente utilizada em conservas. Seu sabor é bem mais doce e delicado, sendo ideal para dourar e utilizar como guarnição de pratos.

Cebola Chalota
É uma cebola pequena e comprida, que quando descascada se separa em dois ou mais dentes. É mais suave do que a cebola comum, mais fácil de digerir e tem menos cheiro. Quando cozidas se desmancham quase que por completo, e devem ser salteadas para não ficarem amargas.
É utilizada na cozinha francesa e em inúmeras receitas clássicas. Recomendada para vinagretes e pratos onde o gosto não se destaque.
Preste atenção nos programas de culinária importados e verá que eles sempre utilizam "chalotas".


Alho Poró
Apesar do nome,  está muito mais próximo da cebola do que do alho. Possui bulbo arredondado e seu sabor é semelhante ao das cebolas. A parte branca pode ser utilizada do mesmo modo que as cebolas e suas folhas são aproveitadas para dar sabor a caldos e sopas. Quando da preparação de risotos, substituem muito bem a cebola no preparo inicial.

Cebolinha Verde
É um tempero e não vem da cebola, apesar de também ser uma planta bulbosa.É um dos temperos mais utilizados na culinária junto com a salsa ou tempero verde.Ela é tem o formato de um tubinho e quando cortada, transforma-se em um monte de anéis.




Ciboulette

É uma variedade de cebolinha, bem mais fininha do que a tradicional. É conhecida como cebolinha francesa. Seu sabor é mais delicado do que a da cebolinha tradicional, sendo muito utilizada na gastronomia internacional, não só para cozinhar como também para decoração de pratos.

PS: as imagens foram obtidas da internet

Um comentário:

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado