segunda-feira, 27 de abril de 2020

Pão caseiro de Minas



INGREDIENTES

500 grs de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco (10 grs)
175 ml de água bem morna
1 1/2 colher  sopa de manteiga derretida
1 1/2 col sopa de açúcar
1 col chá de sal
1 ovo

MODO DE PREPARO

Em uma vasilha, dissolva o fermento com a água morna. Misture bem. Reserve.


Em um bowl coloque o açúcar, a manteiga e o ovo e misture bem.


Aos poucos coloque a farinha de trigo, mexendo devagar com uma colher de pau.
Adicione o sal e o fermento dissolvido, e misture.


Quando não for mais possível misturar com a colher de pau, utilize as mãos. 
Passe a massa para uma bancada e sove bem. É uma massa bastante fácil de trabalhar, que não gruda nas mãos.


Coloque a massa de volta no bowl, cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora ou té a massa dobrar de volume. Eu deixo ela crescer no forno desligado, e no meu caso levou 40 minutos para dobrar de tamanho.


Volte a massa para a bancada e divida em duas partes.


Use um rolo ou uma garrafa e abra cada uma separadamente. Eu abri e dobrei 10 vezes cada uma. Molde o pão a seu gosto, e coloque em forma untadas com margarina e enfarinhadas. Eu usei forma de bolo ingles de 22 x 11 cm.



Cubra novamente com um pano e deixe descansando por mais 30 minutos. Deixei novamente no forno desligado.


Utilize uma gema batida para pincelar a superfície do pão. Leve ao forno preaquecido a 180 graus e deixe assar que que estejam dourados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado