2 xic chá trigo para quibe
750 ml de caldo de carne
1 xíc chá de proteína texturizada de soja miúda (como carne moída)
2 xícaras de batata cozida e amassada (aproximadamente 500 grs de batata crua - cozinhe as batatas com a casca, para que absorva o minimo possível de água)
1 xíc chá de farinha de rosca torrada (usei apenas 1/2 xícara)
1 xíc chá de hortelã picada
1 xíc chá de salsa verde picada
1 colher (sopa) de pimenta síria
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada miúda
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
azeite de oliva ou óleo de soja para untar a forma
MODO DE PREPARO
Coloque o trigo em uma tigela funda e despeje o caldo de carne fervendo, de modo que fique acima do trigo. Deixe de molho por 1 hora para hidratar bem. Vai mais do que dobrar de volume.
Coloque a proteína de soja em uma tigela e cubra com água fervendo, ela irá espumar. Como usei a proteína clara, adicionei 2 col sopa de molho de soja na água. Coe, descarte toda a água, e repita o processo, agora deixando de molho por uns 15 a 20 minutos. Escorra, lave em água corrente, até que não haja mais resquícios de espuma.
Escorra e aperte bem em uma peneira para retirar toda a água.
Amasse a batata e tempere com um pouquinho de sal.
Numa tigela grande, misture o trigo para quibe (não precisa escorrer, pois já absorveu todo o caldo), a proteína de soja, a batata amassada, a hortelã, o cheiro verde, o alho, a cebola, a pimenta síria, sal e pimenta-do-reino a gosto. Amasse bem.
Vá colocando a farinha de rosca aos poucos, até adquirir uma consistência que permita enrolar. Molde os quibes, utilizando uma colher de sopa como medida. Você pode levar para fritar em óleo quente, ou levar ao forno para assar em uma forma untada com óleo. Pode também levar para congelar individualmente.
Depois de congelados podem ser levados para fritar diretamente no óleo quente ou até mesmo na Airfryer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado