quinta-feira, 31 de julho de 2014

Espumante Salton Moscatel

País de Origem: Brasil, Bento Gonçalves
Vinícola: Salton
Tipo: Espumante

Composição: Moscato (100%)
Teor Alcoólico: 7,5%
Guarda: 2 anos


Características: Amarelo claro com reflexos esverdeados, brilhante, olfativo Frutas tropicais e cítricas. Espumante Doce, frutado, cremoso, fresco e leve.
Faixa de Preço (07/2014): Em torno de  R$ 26,00
Ideal ser servido a temperatura de 8 graus (conforme os Sommeliers). Eu pessoalmente gosto dele o mais gelado possível.

Acompanha  salada caprese, abobrinha recheada, bruschetta, canapés, torta salgada, isca de peixe, bolinhos de camarão.


Minha avaliação:


Eu compro este Moscatel e o espumante Demi-Sec da Salton, de caixa, de modo a sempre ter um na geladeira.


Espumante Salton Demi-Sec

País de Origem: Brasil, Bento Gonçalves
Vinícola: Salton
Tipo: Espumante

Composição: Chardonnay, Riesling, Malvasia, Trebbiano e Sémillon
Teor Alcoólico: 11,5%
Guarda: 2 anos


Características: Amarelo-palha com reflexos esverdeados. Olfativo de flores brancas, frutas cítricas, notas de pão torrado, fermento e damasco. Espumante levemente doce, cremoso, fresco e suave.
Faixa de Preço (07/2014): Em torno de  R$ 23,00
Ideal ser servido a temperatura de 8 graus (conforme os Sommeliers). Eu pessoalmente gosto de qualquer espumante, o mais gelado possível.


Acompanha  salada de folhas, tomates recheados, torta salgada, camarão salteado, isca de peixe, bolinho de bacalhau, canapés, bruschetta, sanduíche de peito de peru com muçarela de búfala.


Minha avaliação:



Eu considero este espumante e o moscatel da Salton excelentes, e os adquiro em caixa de modo a sempre ter um na geladeira. 

Vinhos - Que taça utilizar?

O objetivo deste post, é fazer uma pequena abordagem sobre o tipo de taça a ser utilizado com cada vinho. Com certeza iremos abordar apenas as básicas e mais tradicionais, haja visto que algumas fábricas de cristais produzem taças especificas para cada tipo de uva, o que nos levaria a ter com certeza, no mínimo, mais de uma dúzia de tipos.

ESPUMANTES E CHAMPAGNES
Para um Champagne, espumante ou Prosecco, a taça deve ser estreita e comprida, que é a chamada flute, que permite que as borbulhas possam ser apreciadas. Este tipo de taça permite que toda a efervescência do espumante e seus aromas sejam direcionados para o nariz. Quanto mais bojo ela tiver, mais irá realçar os aromas.


Vinhos - Minha classificação

Sempre fui de opinião, de que o melhor vinho é aquele que me agrada, que satisfaz meu paladar, independente do fato de tecnicamente, combinar ou não com o acompanhamento que esta sendo servido. Aquela máxima de que peixe combina com vinho branco, e carne vermelha com vinho tinto, pode servir de referência, mas ninguém é obrigado a seguir, até pelo fato de que quem compra e paga o vinho é você, logo você bebe aquilo que melhor lhe aprouver.

A prova disso é se formos a um site especializado, e olhar as avaliações que os clientes fazem de um mesmo vinho, veremos que invariavelmente vai do "ótimo/magnifico" até o "péssimo/ruim". O vinho é como tudo o mais na vida, cores, carros, pessoas, cada um tem um gosto diferente, e que bom que é assim.

As indicações e classificações dos guias internacionais de vinho, com certeza são sempre uma boa indicação, pois com certeza estará mostrando que é um vinho de qualidade, mas como falamos acima, você não é obrigado a ter a mesma opinião, pois gosto é gosto.

Conheço pessoas que adoram um vinho bordô colonial (aqueles de garrafão), vinho este que para outros poderia estar beirando os vinagres.

Esta é a opinião de um cara que gosta de tomar um bom vinho, e de sentir prazer nisto, pois os aspectos técnicos ficam por conta dos Sommeliers, pois é para isto que eles estudam.

Baseado nisto resolvi criar aqui no blog, para os vinhos que tenho experimentado e publicado a ficha, a minha própria avaliação, que não vai ser baseada em preço, nome, uva ou qualquer outro aspecto técnico, e sim, única e exclusivamente no sabor e no prazer que ele transmitiu as minhas papilas gustativas.
Ou seja, se o vinho é ruim, regular, bom, muito bom ou excelente, usando o tradicional sistema de estrelas.


Ruim, não vale a pena
regular, não tem outro e você quer tomar vinho
Bom vinho, mas nada demais
Muito Bom, vale a pena experimentar
Excelente, um belo vinho, vale repetir