quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tomates - Variedades

Assim como as batatas, existe uma grande variedades de tomates pelo mundo, hoje estimadas em mais de 20000, que diferenciam-se pelo formato, consistência, cor e tonalidade. Em função disto, existem tomates indicados para molhos e refogados e outros para serem saboreados "in natura" em saladas.


Abaixo apresento um pequeno resumo das características dos principais tipos cultivados e comercializados no Brasil.

Batatas - Variedades

Apesar de sempre nos referenciarmos genericamente a "batata", é importante sabermos que existem milhares de variedades pelo mundo, mas sua origem é da região da Cordilheira dos Andes, mais especificamente Peru, Bolívia e Chile.
A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, informação esta fornecida pela Associação Brasileira da Batata.

Existem algumas variedades que são mais indicadas para fritura, e outras para cozimento e outras ainda para assar. Assim sendo se utilizarmos a batata mais indicada para o prato que desejamos fazer, maiores as chances do prato ficar mais saboroso.
As  batatas mais indicadas para fritura, são aquelas que possuem a menor concentração de água.
Abaixo listo as principais variedades que podem ser encontradas no Brasil, o que não significa que você achará todas com facilidade, ou que não poderá encontrar outras variedades. Veja que alguns tipos são bastante semelhantes na aparência.