terça-feira, 29 de julho de 2014

Porca de Murça Tinto 2012

País de Origem: Portugal, Douro
Vinícola: Real Companhia Velha
Safra: 2012

Composição: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca
Teor Alcoólico: 13,0 %
Guarda: 4 anos

Características: cor Rubi com reflexos violáceos, com olfativo de Frutas vermelhas frescas, como cerejas e amoras, e um toque floral. É um vinho frutado, saboroso e fácil de beber
Faixa de Preço (07/2014): Em torno de  R$ 32,00
Ideal ser servido a temperatura de 15 graus.

Recomendado para acompanhar churrasco, filé acebolado, polenta recheada, hambúrguer com fritas, batatas recheadas com bacon e queijo, cozido português, massa à bolonhesa, torta de queijo, empadão de palmito e frango, pizza calabresa.

Origem do Nome: Conta a lenda, que durante o século VIII, o povoado de Murça era invadido por um imenso numero de javalis e ursos, sendo que o grande terror era uma enorme e feroz porca (que na pratica era uma ursa). Foram então empreendidas diversas caçadas, que o ilustre cavaleiro da região, o Senhor de Murça, conseguiu abater o animal. Foi então construído no centro da vila um monumento, chamado de "Porca de Murça", para imortalizar o evento. Desde então este monumento passou a ser utilizado na propaganda da região, nomeadamente no azeite, no vinho e outros produtos típicos.
É um dos vinhos mais vendidos em Portugal.

Minha avaliação:

La Chamiza Polo Profesional Malbec 2012

País de Origem: Argentina, Mendoza
Vinícola: Finca La Chamiza
Safra: 2012

Composição: Malbec (100%)
Teor Alcoólico: 14,0 %
Guarda: 4 anos

Características: cor vermelho intenso, com olfativo de mirtilo, frutas vermelhas maduras, baunilha e leve tostado. É um vinho macio, taninos maduros, redondo e saboroso
Faixa de Preço (07/2014): Em torno de  R$ 39,00
Ideal ser servido a temperatura de 15 graus.

Acompanha bem carnes em geral, seja churrasco, carne de panela, fondue de carne, e bifes.

Este vinho obteve 89 pontos no Guia Descorchados, guia de autoria de Patricio Tapia, que originalmente só tratava de vinhos chilenos, mas que hoje é o mais abrangente guia de vinhos da América Latina. Na edição de 2014, trata em suas 900 páginas de vinhos e espumantes do Chile, Argentina, Brasil e Uruguai.

Minha avaliação: