sábado, 5 de dezembro de 2015

Massas - Variedades - Parte I

A ideia deste post é conhecermos um pouco mais das centenas de variedades de tipos de massas existentes, não só seu formato, mas também na medida do possível, para qual tipo de prato ela melhor se aplica.
Antes de partirmos para as variedades, é importante dizer que as massas (pastas) dividem-se em dois grupos, que são:

Massa Fresca: são aquelas consideradas mais artesanais, originalmente feitas em casa, mas hoje já também industrializadas. São feitas à base de farinha de trigo, ovo e água. Existem também neste grupo, massas que não levam ovos.

Massas - Variedades - Parte II - Massas Curtas



ANELLI
Trata-se de pequenos anéis finos de massa. É geralmente utilizada em sopas e saladas. A Anellini é uma versão ainda menor, com cerca de um quarto do tamanho. 


CACCAVELLE
É hoje a maior forma de massa do mundo, tendo aproximadamente 11 centimetros em seu ponto mais largo (mas é considerada uma massa curta). É uma massa curva, com bordas longas e levantadas. É produzida pela Gragnano de Nápoles, sul da Itália. É utilizada recheada, seja com molho bolonhesa, ou berinjela picada, coberto com molho de tomate ou bechamel, e cozida por uns 20 minutos em forno quente.

Massas - Variedades - Parte III - Massas Longas


BAVETTE
Massa longa e fina, original de Genova, como um spaghetti achatado. Foi criada para suportar o tradicional pesto genovês, mas vai bem com qualquer outro tipo de verdura e também peixes.



BARBINA
Massa muito semelhante ao Capellini. É encontrada em espiral, simulando um ninho, bastante delicado. Muito usada em caldos e sopas.